Monitoramento de Queimadas


Esse ano grande parte do território brasileiro está sofrendo com um grande período de seca, são messes sem chuva. Como conseqüência, ocorre inúmeras queimadas, contribuindo para piorar as condições do ar da cidade e do campo. As queimadas estão destruindo nossos ecossistemas e exaurindo o solo agrícola.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realiza o monitoramento de queimadas a partir de dados obtidos por imagens de satélites, principalmente o NOAA e GOES. Em sua pagina na internet é possível visualizar os focos de queimas, realizar buscas por regiões, filtrar dados por satélites e datas.


Existem também iniciativas de mapeamento coletivo, como o site Chega de Queimadas, em que é possível enviar relatos de queimas para ajudar a compor um mapa.


O portal O Eco, site de jornalismo ligado no meio ambiente, publicou uma matéria interessante sobre as queimadas desse ano. Além de discutir o assunto, mostra a evolução dos focos de calor ao longo dos meses de julho e agosto no território brasileiro, as emissões de particulados e CO2. A reportagem traz links para imagens de satélites que regritaram os incêndios em algumas Unidades de Conservação e reportagens abordando as perdas ocorridas nessas áreas protegidas.